De acordo com a filosofia Sankhya,o mundo material é composto de três Gunas ou forças, chamados Sattva (pureza, luz, harmonia), Rajas (paixão, atividade, movimento) e Tamas (inércia, escuridão, inatividade).
Os Gunas amarram a alma com três vínculos. Eles não existem numa pessoa em quantidades iguais, mas em proporções variáveis, uma ou outra estando em excesso.
Os três Gunas se misturam entre si. Todos os objetos são compostos dos três Gunas. Sattva é equilíbrio. Quando Sattva prevalece, há paz e tranquilidade. Rajas é atividade, que se expressa como atração ou repulsão, amor ou ódio. Tamas é a força que prende, com tendência à letargia, preguiça e ações tolas. Causa a ilusão e a não-discriminação.

Quando Sattva predomina na alma humana, subjuga Rajas e Tamas. Quando Rajaspredomina, subjuga Sattva and Tamas. Quando Tamas predomina, subjuga Rajas e Sattva.
Às vezes, Sattva prevalece no ser humano. Nesses momentos ele é calmo e tranquilo. Reflete e medita. Outras vezes, Rajas prevalece nele e então realiza vários tipos de atividades. É apaixonado e ativo. Às vezes, Tamas prevalece. Ele se torna preguiçoso, inativo e descuidado. Tamas gera a ilusão.

Um homem sátvico é virtuoso. Leva uma vida pura e piedosa. Um homem rajásico é apaixonado e ativo. Um homem tamásico é embrutecido e inativo.
Sattva torna um homem divino e nobre, Rajaso torna totalmente humano e egoísta, e Tamas o torna bestial e ignorante. Existe muito Sattva num sábio ou num santo e existe muito Rajasnum soldado, político ou homem de negócios.
Abaixo segue as tabelas com as relações dos gunas
suas influências e aspectos mentais.
Comments